Ninguém arruma um apelido como Pauleira à toa. Lá nos primórdios da carreira, ele ensaiou ser baterista de rock até que, exposto ao som de Tom, pegou um desvio e desbundou. Está tudo aí, no Segundo Pauleira, 2º álbum solo do compositor, cantor, arranjador, carioca, pianista, regente e botafoguense Paulo Malaguti Pauleira.
O repertório do Segundo Pauleira é autoral e inédito, traz a poesia de Helena Jobim em Cordão de Prata e a parceria de Fábio Girão na Fuga das llhas Sunda. O disco mostra a universalidade das referências musicais e da experiência de músico e arranjador do Pauleira: MPB, música pop, jazz, música vocal, rock, samba, Tom Jobim.
O álbum tem participação de convidados estrelados: Lenine, Arranco de Varsóvia, MPB4, Guinga, Orquestra Criola, Clara Sandroni, Elizah Rodrigues, Luiza Sales, Maíra Martins, Marcelo Martins, Luna Messina, Joana Queiróz, os americanos Chris Washburn e Eugene Friesen, um coro de 40 mulheres e outro de crianças da Fundação Casagrande, no CE. Foi produzido por Paulo Brandão, velho camarada dos tempos do Céu da Boca, e saiu pela Mills Records.
Fundador do Céu da Boca e do Arranco de Varsóvia, em 2012 Pauleira foi convidado a fazer parte do MPB4, com quem já lançou CD assinando músicas e arranjos. Pauleira tem uma longa e respeitável estrada no mundo da música vocal. Rege grupos vocais e corais aqui e pelo mundo e seus arranjos são cantados em corais e grupos vocais do Brasil todo. Como arranjador e pianista, trabalhou com Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Nelson Gonçalves, Roberta Sá, Adriana Calcanhoto, Simone, João Donato, Clara Sandroni, Lisa Ono, Guinga, Augusto Martins, Verônica Sabino, Andrea Dutra e Ithamara Koorax.